GRESCO

Grupo de Resíduos Sólidos e Contaminantes Orgânicos

Alex
Carolina
Flávio
Marcio
Michele
Renata

 

Docentes      Doutorandos      Mestrandos      Graduandos 
Ex-Integrantes  

Nome: Renata Pinho da Silva.

Data de nascimento: 13/02

e-mail: renata@grad.iq.unesp.br

Título: Estudo sobre a disponibilização de fósforo no solo a partir do tratamento com composto de resíduos sólidos urbanos (RSU)

Resumo:

     No presente trabalho estuda-se o comportamento do fósforo em solos adubados com composto de RSU, objetivando avaliar a disponibilização do fósforo nesses solos no decorrer do tempo. O fósforo é extraído seqüencialmente, seguindo-se procedimento preconizado por Hedley(1994) com algumas adaptações, sendo extraídos o fósforo disponível, o fósforo ligado à superfície de óxidos de Fe e Al, o fósforo orgânico lábil, o fósforo ligado à apatita e o fósforo residual. Além do aspecto de determinação do poder fertilizante do composto, a determinação do P disponível é importante para o estudo do impacto ambiental da aplicação deste aditivo ao solo, em termos da contaminação de águas superficiais por lixiviação.
    Os resultados obtidos mostram um grande aumento de fósforo disponível nos solos com a adição do composto. Esse fator é importante para o uso do composto como fertilizante. Houve, também, um aumento relevante de fósforo nas formas orgânica e residual. Assim com a análise das quatro amostragens, notou-se apenas pequenas variações nas concentrações de fósforo nessas formas, portanto não houve mobilidade significante entre as formas de fósforo, no intervalo de tempo de condução do experimento.