GRESCO

Grupo de Resíduos Sólidos e Contaminantes Orgânicos

Alex
Carolina
Flávio
Marcio
Michele
Renata

 

Docentes      Doutorandos      Mestrandos      Graduandos 
Ex-Integrantes  

Nome: Carolina Aparecida Sabatini.

Data de nascimento: 23/06

e-mail: carol@grad.iq.unesp.br

Título: Estudo da disponibilização de metais em solo tratado com composto de RSU.

Resumo

    O uso da fração orgânica de lixo através da compostagem, visando a utilização do composto produzido como condicionador ao solo, apresenta-se como uma combinação perfeita, uma vez que soluciona parte do problema ambiental e urbano do lixo, além de propiciar uma agricultura de melhor qualidade e baixo custo.
    Entretanto, em virtude dos processos ineficientes de separação do lixo nas usinas de compostagem, tem-se constatado a presença de metais pesados no produto final de muitas usinas. Pelo alto teor de matéria orgânica no composto de RSU e pelas características desta matéria orgânica, como a presença de grupamentos fenólicos e carboxílicos, é presumível que a interação com metais seja bastante importante, principalmente os de estado de oxidação mais altos. No entanto quando adicionado ao solo, o composto poderá liberar estes metais, que ficarão desta forma disponíveis tanto para absorção pelas plantas, quanto para dispersarem-se pelos diversos compartimentos ambientais.
    Neste trabalho, pretende-se acompanhar o comportamento de alguns metais (Cd, Cu, Zn, Ni, Cr, Mn e Pb), presentes no composto, nas suas diversas formas de disponibilidade, quando este produto é adicionado ao solo.