GRESCO

Grupo de Resíduos Sólidos e Contaminantes Orgânicos

Ana Paula
Allynson
Andréia
Carolina
Janaína
Laudicéia
Mara Nilza
Rodrigo

 

Docentes      Doutorandos      Mestrandos      Graduandos 
Ex-Integrantes  

Nome: Ana Paula Innocentini.

Data de nascimento: 06/05

e-mail: inocenty@terra.com.br

Título: Estudo da ocorrência de HPAs em água potável da cidade de Araraquara.

Resumo:

    Os HPAs são encontrados no meio ambiente devido à  processos de combustão de produtos petrogênicos e biomassa vegetal. No estado de São Paulo, inclusive na região de Ararquara,  a cultura da cana-de-açúcar utiliza a queima da palha das plantas como forma de facilitar a colheita, o que resulta numa fuligem rica em HPAs, que pode contribuir para a poluição atmosférica, que também  precipita nos rios e córregos podendo  contaminar suas águas, que abastecem as cidades. Mesmo após o tratamento e cloração dessas águas, os HPAs podem persistir e chegar à população.

Nesta linha de pesquisa, analisamos os HPAs em água potável, a partir de metodologia que leva em conta as concentrações permitidas desses compostos na água pelas Leis Nacionais de potabilidade da água (Portarias do Ministério da Saúde), assim como da agência internacional EPA-USA ( Environmental Protection Agency).

Para a extração/pré-concentração e análise dos HPAs utilizamos, respectivamente, extração em fase sólida (SPE) e sistemas de HPLC/Flu e GC/MS, presentes em nosso laboratório.