GRESCO

Grupo de Resíduos Sólidos e Contaminantes Orgânicos

Ana Paula
Allynson
Andréia
Carolina
Janaína
Laudicéia
Mara Nilza
Rodrigo

 

Docentes      Doutorandos      Mestrandos      Graduandos 
Ex-Integrantes  

Nome: Mara Nilza Todoro Lopes.

Data de nascimento: 26/07

e-mail: maranilza@posgrad.iq.unesp.br

Título:  Avaliação qualitativa/quantitativa de agrotóxicos nas águas superficiais e subterrâneas da microbacia do Rio Dourados (MS), utilizadas para consumo humano.

Resumo

    O desenvolvimento tecnológico e a explosão demográfica têm contribuído para o comprometimento da qualidade dos recursos hídricos do planeta. Com o aumento populacional, surge a necessidade de aumentar a produção de alimentos, e para isso novas fronteiras agrícolas foram abertas. Terras antes improdutivas, hoje produzem grande quantidade de alimentos. Porém, esse incremento em grande quantidade gerou muitos resíduos, pois ouve a necessidade de novos produtos para aumentar a produção, os quais deixam resíduos indesejáveis, e o destino final é sempre a água, seja por escoamento superficial, subsuperficial ou profundo.
    O objetivo deste trabalho é avaliar a contaminação por pesticidas das águas superficiais e subterrâneas da micro-bacia do Rio Dourados em Mato Grosso do Sul, será feito um levantamento para decisão final dos agrotóxicos a serem investigados. A princípio, foram pré-selecionados os herbicidas: 2,4-D e trifluralina e o inseticida metamidofos. As análises serão otimizadas para as amostras e serão feitas por cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência. A detecção será escolhida conforme os analitos a serem estudados.