PET QUÍMICA

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Nos finais de semana na cidade de Araraquara há um projeto chamado “Escola da Família”, onde são desenvolvidas atividades para a participação mais ativa da família dos alunos no ambiente escolar. Tendo em vista estas atividades, foi desenvolvido o projeto “PET no Bairro” pelos grupos PET (Programa Especial de Treinamento) da Unesp do Campus de Araraquara.

A iniciativa visa a integração da Universidade com a comunidade levando o conhecimento como informação para o dia-a-dia da população.

O grupo PET – Química apresentou experimentos e painéis sobre os temas drogas e energia, procurando orientar e conscientizar a população dentro destes temas em relação à química.

Houve uma grande participação da comunidade local em geral, desde alunos de ensino fundamental até adultos e jovens.

Através da utilização de uma maquete representando o funcionamento de uma usina hidrelétrica (Fig. 1), pode-se, de uma maneira simples, explicar a geração de energia, destacando os danos ambientais causados pela sua implantação, obedecendo as diversas faixas etárias e de conhecimento.

Figura 1. Maquete representando uma hidrelétrica

            

Um experimento bem ilustrativo chamou muita a atenção dos participantes: “Bafômetro” (Fig. 2), demonstrava o princípio básico do equipamento utilizado no trânsito pelos policiais. Pedaços de giz branco umedecido com solução ácida de dicromato de potássio presente em um tubo transparente eram submetidos à passagem do ar contido em uma bexiga contendo pequena quantidade de bebida alcoólica. 

Figura 2. Materiais para o bafômetro e experimento sobre condutividade de soluções.

          

Houve a exposição de painéis para orientações dos males de drogas como tabaco, álcool, maconha, entre outras, bem como a distribuição de folderes sobre o assunto. Alguns painéis ilustrativos do funcionamento de pilhas e de uma hidrelétrica também foram expostos.

O grupo se preocupa em levar conhecimentos ligados à Química para junto da comunidade, tendo alcançado bons resultados ao trabalhar questões ligadas às drogas lícitas e ilícitas. A novidade está em envolver as famílias dos estudantes, dando-lhes oportunidade de participar ativamente de debates que têm por base o conhecimento e a informação.

O projeto teve uma boa aceitação da comunidade, ocasionando uma repercussão do trabalho realizado e fazendo com que outras escolas apresentassem interesse pela sua realização. O projeto terá continuidade durante o ano de 2004 e possivelmente no próximo ano.

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