Nos finais de semana na cidade de
Araraquara há um projeto chamado “Escola da Família”, onde são
desenvolvidas atividades para a participação mais ativa da família dos alunos
no ambiente escolar. Tendo em vista estas atividades, foi desenvolvido o projeto
“PET no Bairro” pelos grupos PET (Programa Especial de Treinamento) da Unesp
do Campus de Araraquara.
A
iniciativa visa a integração da Universidade com a comunidade levando o
conhecimento como informação para o dia-a-dia da população.
O
grupo PET – Química apresentou experimentos e painéis sobre os temas drogas
e energia, procurando orientar e conscientizar a população dentro destes temas
em relação à química.
Houve uma grande participação da
comunidade local em geral, desde alunos de ensino fundamental até adultos e
jovens.
Através da utilização de uma maquete
representando o funcionamento de uma usina hidrelétrica (Fig. 1), pode-se, de
uma maneira simples, explicar a geração de energia, destacando os danos
ambientais causados pela sua implantação, obedecendo as diversas faixas etárias
e de conhecimento.
Figura
1.
Maquete representando uma hidrelétrica

Um experimento bem ilustrativo chamou
muita a atenção dos participantes: “Bafômetro” (Fig. 2), demonstrava o
princípio básico do equipamento utilizado no trânsito pelos policiais. Pedaços
de giz branco umedecido com solução ácida de dicromato de potássio presente
em um tubo transparente eram submetidos à passagem do ar contido em uma bexiga
contendo pequena quantidade de bebida alcoólica.
Figura
2.
Materiais para o bafômetro e experimento sobre condutividade de soluções.

Houve a exposição de painéis para
orientações dos males de drogas como tabaco, álcool, maconha, entre outras,
bem como a distribuição de folderes sobre o assunto. Alguns painéis
ilustrativos do funcionamento de pilhas e de uma hidrelétrica também foram
expostos.
O grupo se preocupa em levar
conhecimentos ligados à Química para junto da comunidade, tendo alcançado
bons resultados ao trabalhar questões ligadas às drogas lícitas e ilícitas.
A novidade está em envolver as famílias dos estudantes, dando-lhes
oportunidade de participar ativamente de debates que têm por base o
conhecimento e a informação.
O
projeto teve uma boa aceitação da comunidade, ocasionando uma repercussão do
trabalho realizado e fazendo com que outras escolas apresentassem interesse pela
sua realização. O projeto terá continuidade durante o ano de 2004 e
possivelmente no próximo ano.
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